Resolvemos subverter a essência do jornalismo tradicional que aponta os erros da nossa sociedade, criando um periódico que trouxesse sempre boas notícias sem perder o senso crítico, essencial a qualquer veículo que se preze.
Oi gente, tudo bem? Como estão de quarentena? Bom, nesse mês de maio, como ainda estamos em isolamento social, a agenda mais uma vez vai ser destinada à entretenimentos caseiros… mais especificamente, ao entretenimento mais caseiro e que todos vocês, leitores, provavelmente são fãs: a Netflix.
Desde 2011 a Netflix é uma plataforma de sucesso no brasil e contempla uma coleção enorme de filmes, séries, documentários e outros conteúdos que agradam todos os gostos e idades. Por isso, buscando melhorar um pouco essa quarentena, escolhemos algumas dicas (muito pessoais) que podem ser úteis… espero que gostem!
Séries
Sense8_ Começando pelas séries… Sense8 é uma série não muito conhecida e com uma trama bem única. Ela é dos mesmo criados de Matrix e conta a história de 8 pessoas de diferentes países que, por um acontecimento específico, passam a compartilhar o mesmo cérebro – dividindo pensamentos, sentimentos, experiências e muitos outros vínculos intelectuais.
É uma série muito bacana porque além dessa trama central (que já é super interessante), também aborda questões culturais, de gênero, sociais, etc. O primeiro episódio é um pouco complexo mas vale muito a pena continuar, juro.
Blindspot_ Bom, pra quem assistiu Prison Break – uma das primeiras séries da Netflix – também vai amar Blindspot (eu, particularmente, até prefiro). A série conta a história de uma mulher, inteira tatuada que, após ter sua memória apagada, é deixada em mala na Times Square; uma dessas tatuagens tem o nome de um agente do FBI, fato que faz com ela seja levada para sede do órgão, onde eles descobrem que cada tatuagem é uma espécie de enigma que ajuda a impedir grandes crimes.
Então a série gira em torno disso: descobrir quem é essa mulher, quem fez isso com ela e como desvendar as tatuagens que cobrem todo o seu corpo. É muito bacana porque as análises e pesquisas do FBI são muito inteligentes, vale a pena.
The Following_ The Following também é uma série muito inteligente e, quem gosta de suspense policial vai amar. Ela conta a história do serial killer Joe, que cria um culto de assassinos cuja base é a paixão por literatura… O serial killer tem como foco específico um ex-agente do FBI que é forçado a voltar ao trabalho para tentar impedir os ataques (que, diga-se de passagem, são bem tensos).
O diferencial dessa série é justamente o poder de persuasão de Joe e como ele convence todo o grupo a fazer coisa insanas…. muito interessante.
How to Get Away with Murder_ Ou HTGAWM, para facilitar, rs, é uma série em que a protagonista Annalise é advogada criminal e também professora de uma grande universidade norte-americana; todo começo de semestre ela escolhe um grupo de alunos para serem seus estagiários pessoais em seu escritório de advocacia. O ponto é que, logo no primeiro episódio, é mostrado a cena de uma assassinato envolvendo o grupo de alunos e isso vai se tornar o tema central da trama.
É uma série fantástica pra quem gosta de direito e pra quem não gosta também porque, além de todo raciocínio e argumentação jurídica (presentes em todo episódio), a série é muito inteligente e interessante.
You_ You aborda a história do psicopata Joe que se apaixona por uma mulher que conheceu na livraria em que trabalhava. A partir daí ele traça um plano parar descobrir tudo sobre ela, sobre seus gostos e rotina para, então, se infiltrar em sua vida.
O diferencial dessa série e o que a torna tão boa é que a obsessão de Joe não é abordada daquela maneira clássica em que todo mundo odeia o psicopata, na verdade é exatamente o oposto: ele é colocado como um a pessoa apaixonada, que vai fazer de tudo pela mulher…. o personagem, inclusive, é muito querido pelo público no início… mas então, no decorrer da série, a gente percebe que ele realmente é insano. Então a série é muito legal porque tem o intuito de retratar uma realidade muito frequente nos relacionamentos abusivos: a demora pra perceber o quão tóxica e prejudicial é a pessoa.
Sex Education_Outra série que a princípio pode parecer superficial mas na realidade tem uma trama sensacional é Sex Education. Essa série conta a história de Otis, um menino filho de uma sexóloga que, depois de perceber que seus colegas tinham inseguranças e dúvidas acerca do sexo, passa a dar consultas sobre isso – o que, inesperadamente, gera um resultado incrível.
É uma série que todo mundo deveria assistir porque, além do tema central, que se baseia na educação sexual durante a adolescência, também aborda questões sobre problemas familiares, sobre gênero, sobre assédio, machismo, sororidade…. enfim,muitos tópicos que realmente precisam ser abordados.
Tem uma história extremamente sensível que todo mundo, depois de alguns episódios, vai gostar.
Vis a Vis_ Agora indo para as séries espanholas… Vis a Vis é uma das minhas preferidas. Conta a história da Macarena que, depois de ser usada pra cometer um crime fiscal, é detida e encaminhada a um presídio feminino. Dentro do mesmo presídio ela, que nunca havia cometido algum delito, se depara com uma série de outras presidiárias que já tinham cometido crimes de todos os tipos. Então a série é muito bacana porque mostra a situação degradante dos presídios femininos (envolvendo violência, tráfico, abusos sexuais e outras coisas) e também conta a história de várias presas e o impacto que aquele cenário teve na vida de cada uma – incluindo na de Macarena que, no decorrer da série, muda muito.
Atypical_ Atypical conta de uma forma muito leve e engraçada a história de um menino com autismo que resolve se tornar independente; ele começa a procurar uma namorada, buscar mais autonomia em relação à família… é muito legal pois aborda as dificuldades da síndrome de uma forma muito sensível e tranquila… é aquela série que passa a fazer parte da sua rotina e cria uma sensação de alívio em dias tristes e angustiantes.
Documentários
The Game Changers_ É um documentário que teve bastante repercussão no início desse ano justamente por trazer como tema central a quebra daquele estereótipo de que atletas são obrigados comer carne para um bom desempenho, em realidade, defende-se justamente o oposto: quanto menos consumo animal, melhor será o resultado.
O documentário conta com diversos pesquisadores e atletas adeptos à dieta vegana, incluindo o ex-fisioculturista Arnold Schwarzenegger. É muito interessante e influenciou a mesma mudança de hábitos em muitas pessoas (não só no âmbito esportivo).
Conversando com um serial killer: Ted Bundy_ Esse documentário conta um pouco da vida e dos crimes cometidos pelo serial killer ted bundy, conhecido por ser muito bonito, bem sucedido e, justamente por isso, ganhar a confiança de suas vítimas.
O documentário é muito bom e, na minha opinião, muito melhor que o filme, pois mostra de uma maneira muito real e inteligente a mente do assassino e como foi sua prisão, fuga, etc.
Explicando_ É um documentário original da Netflix e, em cada episódio de 20 minutos, aborda de forma muito clara e simples os mais diversos assuntos. Alguns temas foram: maconha, astrologia, economia, extraterrestres… enfim, um leque enorme de assuntos que faz com que cada episódio seja independente. É aquele entretenimento muito legal, interessante e que agrega bastante.
Abstract: The art of design_ Pra quem gosta de decoração e arte contemporânea, Abstract é um documentário muito legal, pois em cada episódio várias obras e projetos de artistas renomados são mostradas e tudo o que ocorre por traz, ou seja, antes da obra ficar pronta, é exposto. Então é muito bacana pra quem gosta desse tema ou procura ideias para reformas, decoração, etc.
FYRE_ O documentário FYRE mostra toda a preparação do que seria um dos maiores festivais da história. Na época, o evento foi divulgado por muitas modelos internacionais, vendeu pacotes que custavam até 100 mil dólares, prometeu buffets estrelados, instalações fantásticas e… quando as pessoas chegaram lá não tinha absolutamente nada – as pessoas foram deixadas em um lugar com algumas barracas, sem luz ou qualquer infraestrutura, todos os shows foram cancelados… enfim, um caos total. Então o documentário mostra toda a fraude por traz da divulgação do festival, as reuniões técnicas, de produção, etc.
É muito chocante porque vai chegando o dia do evento e não tem nada pronto… vale a pena assistir.
Filmes
Um Contratempo_ Agora indo para os filmes… um contratempo é aquele filme que prende a sua atenção do início ao fim. O protagonista acorda em um quarto de hotel e vê sua amante morta. Então ele procura uma advogada e a trama acontece com os tentando descobrir o que aconteceu de fato naquela noite – o final é sensacional.
O Milagre da Cela 7_ É um filme pra assistir com um lencinho do lado. A trama conta a história de um pai solteiro, que possui uma deficiência intelectual e cria sua filha em uma pequena cidade da Turquia. O protagonista era muito querido por todos até que ele se envolve em um acidente que gera a morte da filha de um tenente americano. A partir daí a história tem uma reviravolta e ele é preso. Um filme muito bom e de uma sensibilidade realmente incrível, vale muito a pena.
O Estagiário_ O estagiário é aquele filme leve e engraçado mas que, ao mesmo tempo, agrega muito. A trama conta a história de Ben, um viúvo de 70 anos, que cansado da vida de aposentado, resolve se candidatar a uma vaga pra estagiária em um e-commerce de roupas femininas. Lá ele se torna estagiário pessoal da diretora Jules e a relação dos dois e a troca de aprendizados entre eles é o que deixa o filme tão diferente e especial. Vale muito a pena assistir naqueles dias mais bads, garanto que vai melhorar seu humor.
O Poço_ O poço é aquele filme muito bom mas que deve ser assistido quando a pessoa está muito bem resolvida e passando por momentos tranquilos rs… ele conta a história de um prisioneiro que é colocado em sistema penitenciário denominado de “poço” – o lugar leva esse nome porque conta com uma arquitetura vertical em que dois presos dividem um andar e, em determinada hora, uma plataforma cheia de comidas maravilhosas desce desde o primeiro até o último. O ponto central da trama é que, como cada preso come o máximo que consegue, quando chega ao último andar, não tem mais nenhum alimento.
Esse filme rendeu uma série de análises e significados implícitos, sendo, o principal deles, a ganância e egoísmo da natureza humana. Então, como já mencionei, é um filme muito legal e interessante mas, ao mesmo tempo, muito pesado.
Dois Papas_ É um filme fantástico que conta a história entre os dois últimos papas da igreja católica: Bento 16 e Francisco. O filme mostra as discordâncias entre os dois indivíduos que possuíam filosofias divergentes e também aborda questões que por muito tempo ficaram escondidas no vaticano.
É longo mas, sem dúvidas, vale muito a pena; independente de religião ou fé, você vai gostar.
O Limite da Traição_ É um filme de suspense que também tem chamado muita atenção nos últimos meses – e realmente, é extremamente bom. A trama conta a história da protagonista Grace, uma mulher negra muito respeitada na sociedade em que está inserida, e que, depois de descobrir uma traição de seu marido, tem a vida destruída até que encontrar um novo par. No decorrer da história ela admite um assassinato e vai presa; mas então uma defensora pública é designada pro caso e começa a investigar alguns acontecimentos estranhos que fazem a gente ficar vidrado o filme inteiro. O Final é surpreendente, assistam!
Bom gente, então é isso. Espero que vocês tenham gostado das dicas que eu separei. O catálogo da Netflix é muito extenso, muito completo. Então eu peguei os conteúdos que eu assisti e gostei. É realmente a minha opinião pessoal. Espero não ter dado nenhum spoiler!