Um jornal de boas notícias.

Resolvemos subverter a essência do jornalismo tradicional que aponta os erros da nossa sociedade, criando um periódico que trouxesse sempre boas notícias sem perder o senso crítico, essencial a qualquer veículo que se preze.

Clique aqui e conheça-nos

Edição 176 - Setembro/20

AQUI e
tudo sobre nossos patrocinadores:
Share

AGENDA E ENTRETENIMENTO
Tema: Racismo

 

Oi, gente! Tudo bem? Como estão nessa quarentena? Espero que todo mundo esteja bem e se mantendo em casa…

            Bom, no começo desse mês teve início nos Estados Unidos uma onda de protestos contra a morte do americano George Floyd, homem negro assassinado brutalmente por um então policial que o sufocou. A sua morte serviu como “ponta-pé” para que o movimento antirracista ganhasse mais força e visibilidade. Os atos em pró do movimento também impactaram o cenário brasileiro que, na semana anterior, havia perdido o João Pedro, adolescente de 14 anos morto pela polícia dentro de sua casa quando brincava com primos e amigos. As mortes mencionadas – que são apenas duas dentro dos milhares de negros que são mortos pelo Estado – se tornaram símbolos da luta antirracista e da busca pela igualdade.

            Com base nesses acontecimentos e buscando dar cada vez mais voz e espaço ao movimento negro, o tema do mês de junho vai ser esse: diversos conteúdos de entretenimento de autoria negra que abordam questões raciais, sociais e de preconceito. Espero que todos gostem!

 

 

Séries

Livros

Músicas

Além dos filmes, séries e livros também achei válido indicar algumas músicas; tendo em vista que também é algo muito importante e presente no movimento negro que, inclusive, conta com artistas incríveis e obras sensacionais. Algumas das minhas favoritas que abordam o tema de forma muito clara são:

Ilê Ayê – Gilberto Gil

Olhos Coloridos – Sandra De Sá

A Carne – Elza Soares

Costura da Vida – Sérgio Pererê

Filmes

Perfis de Instagram

Além de todo conteúdo que eu mencionei também achei muito importante trazer alguns perfis de Instagram! Tendo em vista que atualmente é um das plataformas que a gente mais usa, o lugar que vemos notícias, acompanhamos personalidades, obtemos informações… então, justamente por isso, é muito importante que também acompanhemos personalidades e ativistas negros para que tenhamos acesso à pessoas que são de dentro e têm a voz do movimento. Afinal, não adianta nada a gente querer se colocar na luta antirracista se não ouvirmos as pessoas que estão dentro dela.

Então por isso achei bacana trazer alguns perfis de pessoas que eu sigo e admiro bastante!

@florarodrigues00 – perfil da poetisa Flora Rodrigues que cria poesias sobre a população negra, a vida marginalizada, a constante violência policial e outros temas da mesma natureza. Em resumo, um perfil de militância através da arte… eu adoro.

@moniqueevelle – perfil da empreendedora e ativista Monique Evelle, criadora do Desabafo Social, projeto focado na arrecadação de renda para educação e capacitação para geração de renda. Ela posta texto e dados incríveis.

@neggata – perfil da influenciadora Neggata. Ela, mulher negra, aborda o racismo e o movimento negro de forma muito simples e didática, gerando conteúdos sensacionais pra quem quer aprender sobre o assunto.

@spartakus – perfil do youtuber Spartakus. Um dos meus perfis favoritos. A maneira simples e clara como ele aborda os mais diversos assuntos – sempre de cunho social e focado nas minorias – é algo que eu aprendo e por isso sempre busco acompanhar.

            Bom gente, é isso. Espero que as minhas indicações tenham sido válidas e despertem interesse em vocês… esse é um tema muito delicado mas que ao mesmo tempo precisa sempre ser em pauta e discutido; a minha intenção era – além de indicar esses conteúdos sensacionais – ceder esse espaço pro movimento e para as vozes que dele fazem parte. Torcendo pra que tenham gostado!

Beijos e fiquem em casa!

Share
Share