Um jornal de boas notícias.

Resolvemos subverter a essência do jornalismo tradicional que aponta os erros da nossa sociedade, criando um periódico que trouxesse sempre boas notícias sem perder o senso crítico, essencial a qualquer veículo que se preze.

Clique aqui e conheça-nos

Edição 177 - Outubro/20

AQUI e
tudo sobre nossos patrocinadores:
Share

Orgânicos Avaré inaugura box no mercado municipal

Ouça esta matéria

O mês de junho entrou para o calendário da produção de orgânicos em Avaré. Já está funcionado no Mercado Municipal da cidade um box repleto de alimentos produzidos por 15 produtores rurais que integram a Associação “Orgânicos Avaré” (AOA). Quem lá já esteve pode escolher à vontade entre legumes, frutas e hortaliças, além de outros itens como pães, ovos e café. Tudo 100% orgânico. Os produtos também estão acessíveis através do sistema de entregas, que já estava funcionando regularmente em Avaré.

Passo a passo – A história do Orgânicos Avaré, que já foi bastante retratada neste 360, traz muitos ensinamentos para todas as cidades onde a agricultura familiar é uma realidade, ou seja, em todo o país. O primeiro deles é a importância do apoio do poder público para o desenvolvimento do setor. No caso de Avaré, estamos falando da disponibilidade e autorização para que profissionais da CATI (órgão estadual presente em todos os municípios) e da Casa de Agricultura da cidade se empenhassem no desenvolvimento do setor. E também da logística de distribuição, que, seguindo programas públicos de incentivo, garante a venda de boa parte dos produtos para o programa de merenda escolar das escolas públicas.

Há que se destacar também, o espaço que a feira de orgânicos ocupou durante todos esses anos, no pátio da Casa de Agricultura da cidade. O ininterrupto apoio do poder público ainda contribuiu fortemente para que a produção de orgânicos da cidade saísse do patamar de apenas quatro produtores participantes para o grupo que hoje abriga 15 propriedades rurais do município.

O segundo ponto que traduz a história de sucesso da Orgânicos Avaré é o aprendizado contínuo proporcionado aos produtores dispostos a mudar seu sistema de produção. Uma série de parcerias que garantem o acesso a técnicas e sistemas de plantio capacitaram os produtores a avançar com o sistema em suas lavouras, permitindo também que os consumidores pudessem acompanhar e até mesmo aprender a respeito. Ou seja, além de apoio, tem havido uma sistemática disseminação de conhecimento e técnicas que têm garantido que o sonho da eliminação dos agrotóxicos e dos custos que eles significam numa produção seja uma realidade concreta.

Ganha ganha – O resultado desse constante trabalho envolvendo mais e mais pessoas trouxe resultados positivos concretos não apenas para os produtores, que além de atingirem resultados melhores por suas colheitas, ganharam também qualidade de vida, já que deixaram de manipular produtos tóxicos.

Também os consumidores saíram ganhando, e muito, com o acesso a alimentos mais saudáveis, bem mais saborosos, mais resistentes e, importante, sem custar mais caro que os produtos hoje chamados de “convencionais”.

O mapa do sucesso – No site do 360, o leitor poderá conhecer em detalhes todo o processo que já ultrapassa uma década, narrado por um dos principais atores do Orgânicos Avaré, o gestor de agronegócio da  Casa da Agricultura da cidade, Fernando Franco Amorim. Não deixe de ler.

O bons da Orgânicos Avaré, no Mercado Municipal da Cidade, é um convite ao sabor de uma alimentação seguramente mais saudável sem pagar a mais por isso
Share
Share