Um jornal de boas notícias.

Resolvemos subverter a essência do jornalismo tradicional que aponta os erros da nossa sociedade, criando um periódico que trouxesse sempre boas notícias sem perder o senso crítico, essencial a qualquer veículo que se preze.

Clique aqui e conheça-nos

Edição 176 - Setembro/20

AQUI e
tudo sobre nossos patrocinadores:
Share

Nenhum medicamento previne você da Covid-19

OUÇA ESSA MATÉRIA

A especulação sobre vários medicamentos que tenham se mostrado eficazes no tratamento da Covid-19, transmitida pelo coronavírus, está levando as pessoas a quererem se automedicar ou obter apoio médico para se medicar de maneira preventivaÉ importante saber que nenhum medicamento é comprovadamente capaz de combater o coronavírus. O que existe são os chamados “protocolos”, uma série de medidas adotadas nos hospitais, que incluem uso de medicamentos já disponíveis no mercado para tratar doentes da Covid-19. Ou seja, juntos, exames, medicamentos e isolamento estão conseguindo salvar vidas.



Isso não significa que tomar algum desses medicamentos isoladamente ou em combinação possa prevenir que as pessoas peguem a Covid.19. Apenas as vacinas poderão garantir tal resultado e elas ainda não estão disponíveis. Estão em fase de teste em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.



Os medicamentos servem apenas para tratar a doença e também para isso estão sendo avaliados quanto à sua eficiência. Porém, nenhum deles é ainda comprovadamente suficiente para combater o coronavírus.



Aproveitando o que há no mercado – Todos os medicamentos que estão sendo usados nos hospitais que estão tratando pacientes de Covid-19 na verdade se destinam a tratar outras doenças. E como não há ainda uma droga específica comprovadamente eficaz para a cura da doença, eles são usadas conforme o quadro do paciente se desenvolve ou agrava.



Por isso, não leve em consideração gravações de médicos na internet, muito menos do seu médico. Ele pode entender que não há mal em você tomar a medicação, mas não pode afirmar com segurança que ela vai proteger você da doença. Isso é pura especulação. Se já houvesse essa comprovação o mundo estaria se curando neste exato momento.



Não vamos entrar aqui nos interesses econômicos e até mesmo políticos que envolvem essas especulações. Importa saber é que nenhum medicamento deve ser tomado desnecessariamente. E muitos têm efeitos colaterais que podem comprometer sua saúde, além de serem contra-indicados para muitos grupos de risco, como o caso de idosos ou pessoas com doenças crônicas.



O uso de qualquer um desses medicamentos também não garante que você possa abandonar os procedimentos que estão sendo exaustivamente informados como forma de evitar a doença, que são isolamento social e distanciamento, o uso de álcool em gel e uso de máscaras quando for necessário estar na presença de outras pessoas, além de todas as medidas já conhecidas: evitar tocar pessoas, a própria boca, nariz e olhos, desinfetar objetos, ambientes etc. Essa sim é forma mais segura e eficaz de se prevenir até haja vacinas.



Informe-se antes de tomar qualquer medicamento:  certifique-se de procurar FONTES seguras, procure sites de notícias de grande circulação, que não se expõem a factoides (notícias infundadas). Verifique a DATA de publicação da notícia e se, for antiga, veja se foi atualizada. Num cenário incerto, como uma epidemia de um vírus até então desconhecido, estudos podem evoluir mudando o resultado. O que pode parecer bom, pode acabar sendo descartado.



Algumas leituras que selecionamos para o leitor:

medicamento: Ivermectina

fonte: UOL _05/06/2020

https://noticias.uol.com.br/comprova/ultimas-noticias/2020/06/05/nao-ha-prova-de-que-ivermectina-cure-covid-ao-contrario-do-que-diz-medica.htm

fonte: Folha de S.Paulo_18/06/2020

https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/06/post-que-viralizou-engana-ao-afirmar-que-combinacao-de-drogas-cura-a-covid-19.shtml

medicamento: Cloroquina

fonte: UOL/Folha de S. Paulo_03/06/20

https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/06/hidroxicloroquina-nao-previne-covid-19-em-pacientes-diz-novo-estudo.shtml

medicamento: Rendesevir

fonte: UOL/VivaBem_25/06/2020

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/06/25/anvisa-autoriza-testes-com-remdesivir-o-que-sabemos-sobre-o-remedio.htm

medicamento: Dexametazona

fonte: UOL _17/06/2020

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/deutsche-welle/2020/06/17/oms-diz-que-dexametasona-e-avanco-contra-a-covid-19.htm

medicamento: losmapimod

fonte: REUTERS_24/06/2020

https://www.uol.com.br/vivabem/reuters/2020/06/24/empresa-inicia-testes-para-covid-19-com-remedio-contra-problema-muscular.htm

medicamento: NITAZOXANIDA

fonte: Veja/Saúde_13/05/2020 atualizado em 03/06/20

https://saude.abril.com.br/medicina/vermifugo-e-testado-contra-o-coronavirus-no-brasil/veja

Share
Share