Um jornal de boas notícias.

Resolvemos subverter a essência do jornalismo tradicional que aponta os erros da nossa sociedade, criando um periódico que trouxesse sempre boas notícias sem perder o senso crítico, essencial a qualquer veículo que se preze.

Clique aqui e conheça-nos

Edição 176 - Setembro/20

AQUI e
tudo sobre nossos patrocinadores:
Share

Pratos imperdíveis do canal Receitas, de Leo Zaia

Flávia Manfrin
Ouça esta matéria
Locução: Eny Zaia

Leo Zaia é um cara daqueles super boa gente que cresceu no interior e ganhou mundo como diretor de fotografia de filmes publicitários. Inquieto e criativo, adora comer bem e cozinhar. Pra sorte de todos, ele resolveu juntar as duas coisas e criou o canal Receitas, no Youtube, onde mostra como fazer vários pratos delicio-sos. O interessante é que, ao contrário do tradicional falatório dos canais de receitas, Leo ensina o passo a passo de cada uma delas no mais completo silêncio. Um canto de passarinho, um barulho distante da rua, um raspar da colher na panela… é o máximo que você vai ouvir. As receitas aparecem em letras grandes, para não ter erro. E estão detalhadas na página, para quem quiser copiar. Foi o que fizemos com três das diversas delícias disponíveis no canal. Fáceis e deliciosas!

Canal Receitas: https://www.youtube.com/channel/UCbCBlZX9DrT0EXwICljdbdA

Geleia de Casca de Mexerica

receita de Le Zaia
Ouça esta receita
Locução: Eny Zaia

_Ingredientes: 

cascas de 5 a 6 mexericas

2 xícaras de açúcar

1 xícara de água

 

Preparo:  Bata as claras em neve e reserve. Numa outra vasilha, adicione a manteiga, as gemas e o açúcar e bata até ficar bem misturado. Acrescente então as farinhas (pode usar só de amêndoas se quiser, ou outra farinha, como de aveia) e a maisena. Misture as raspas de mexerica com o suco e vá acrescentando à massa enquanto bate. Acrescente o fermento, bata mais um pouco e desligue a batedeira. Adicione então as claras em neve, misturando com delicadeza. Asse em uma forma untada com manteiga e farinha (em forma de buraco fica melhor). Asse em forno pré aquecido a 180º. Desenforme ainda quente. Enquanto assa, misture os ingredientes da cobertura com uma colher (não vai ao fogo). Use para decorar o bolo.

Bolo de Chocolate sem leite

receita de Leo Zaia
Ouça esta receita
Locução: Eny Zaia

_Ingredientes do Bolo:

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de açúcar

2/3 de xícara de cacau em pó (ou chocolate em pó)

2 ovos

2/3 de xícara de óleo

1 xícara de água morna

1 colher de sopa de fermento em pó

 

_Ingredientes da Cobertura:

1 xícara de açúcar

1/2 de cacau 100% em pó

1 limão

_Preparo:

Comece untando uma forma com açúcar e óleo ligando o forno pra preaquecer a 180˚C. Esquente a água e deixe aquecer mas não chegue ao ponto de fervura e reserve. Ela deve estar apenas morna na hora de usar. Numa vasilha, peneire a farinha, o açúcar e o chocolate em pó. Misture tudo. Acrescente os ovos e mistures. Acrescente a água morna e mexa até ficar uma massa homogênea. Finalmente, acrescente o fermento, mexendo com calma. Coloque a massa na forma untada. Leve ao forno por aproximadamente 50 minutos. Você vai ver que ele estará assado quando a casa cheirar à bolo. Pra finalizar, faça a cobertura, enquanto o bolo assa. Coloque os ingredientes numa panela e leve ao fogo até levantar fervura. Mexa por mais 2 minutos com o fogo ligado. Despeje a cobertura no bolo.

Veja como fazer em: https://www.youtube.com/watch?v=1cYXyncvvbw

Foto: Fátima R. Andrade Carmo

Espaguete à Carbonara

Receita de Leo Zaia
Ouça esta receita
Locução: Eny Zaia

_Ingredientes:

80g de espaguete por pessoa

1 ovo por pessoa

50g de queijo parmesão ralado por pessoa

sal a gosto

pimenta do reino moída na hora a gosto

bacon picado em quadradinhos

_Preparo:

Ferva a água com bastante sal. Coloque o espaguete para cozinhar. Enquanto o macarrão cozinha, coloque o bacon para fritar numa panela bem quente. Com tudo isso no fogo, separe os ovos e de uma boa mexida. Adicione o queijo ralado nos ovos mexidos. Acrescente também a pimenta do reino. Não precisa colocar sal, pois o queijo, o bacon e a água do macarrão já estão salgados. Retire o macarrão da água e passe direto para a panela onde o bacon já está frito e crocante. Mexa e então desligue o fogo. Com o fogo desligado, acrescente os ovos (com queijo e pimenta) e mexa rapidamente, para não cozinhar os ovos. Se quiser mais cremosidade no molho, adicione um pouco da água de cozimento do macarrão. Mexa até o queijo estar derretido.

Veja como fazer em: https://www.youtube.com/watch?v=IVq1u7mLqsg

Foto: Google
Share
Share