Um jornal de boas notícias.

Resolvemos subverter a essência do jornalismo tradicional que aponta os erros da nossa sociedade, criando um periódico que trouxesse sempre boas notícias sem perder o senso crítico, essencial a qualquer veículo que se preze.

Clique aqui e conheça-nos

Edição 181 - Fevereiro/21

AQUI e
tudo sobre nossos patrocinadores:

Delícias da fruta da época

Locução: Flavia Simões Gonçalves

É tempo de manga. Essa fruta cheirosa que dá em abundância, tamanhas as suas árvores. Nas ruas, campos, beiras de estradas, lá estão elas, amarelando, suculentas. Com toda essa fartura, além do suco de manga bem madura, que fazemos aqui em casa com a polpa e o caldo da manga misturados apenas a um pouco de água e várias pedras, de gelo, sem adicionar açúcar, e de usá-las em tiras ou cubos nas saladas, ou, ainda grelhadas para acompanhar carnes de porco, fomo atrás de duas receitas para você aproveitar essa delícia até à casca!

Risoto de Manga, Bacon & Parmesão

Receita de “Cozinha Travessa”, feita por Aldine Manfrin
Locução: Flavia Simões Gonçalves

 

_Ingredientes

• 2 xícaras de café bem cheias de arroz arbóreo

• bacon frito o quanto baste

• 1 manga madura, mas firme, picada em cubinhos

• 1 colher de sopa bem cheia de manteiga sem sal

• 1,5 litro de caldo (pode ser de carne ou legumes)

• 1 cebola pequena picadinha

• 1/2 taça de vinho branco seco

• 1 xícara de café de parmesão ralado

• sal a gosto

• lascas de parmesão

• cebolinha picadinha

_Preparo: Comece fazendo um bom caldo de legumes ou de carne para preparar o risoto. Frite também o bacon picadinho e reserve. Em uma panela grande aqueça a manteiga e a cebola picadinha. Deixe refogar, aumente o fogo e acrescente o arroz arbóreo, mexa bem e deixe refogar mais um pouco. Acrescente também o bacon (já frito) e mexa constantemente para não queimar o arroz, que não deve ficar dourado, apenas incorporar na manteiga. Depois de 2 minutos, diminua o fogo para médio e adicione o vinho. Continue mexendo. O álcool do vinho vai evaporar. Quando o arroz começar a secar, acrescente as primeiras conchas do caldo quente. Acrescente duas conchas por vez e vá mexendo, cuidando para não grudar no fundo da panela. Conforme a água do caldo for secando, acrescente  a manga e a cebolinha. Se precisar, acrescente um pouco mais de caldo e mexa até chegar ao ponto “al dente” do arroz. Para finalizar, acrescente o parmesão ralado e ½ colher de manteiga bem gelada no centro da panela. Misture bem e experimente para ver se precisa de sal. Acerte o sal e sirva com lascas de parmesão. 

Mangada

Receita de “Cozinha Travessa”, feita por Aldine Manfrin
Locução: Flavia Simões Gonçalves

_Ingredientes

  • 16 mangas médias (mais maduras se quiser mais doce, mais verdes se preferir mais cítrico)
  • 400gr açúcar cristal

 

_Preparo: Retire somente a casquinha do fundo das mangas e coloque-as para cozinhar em uma panela com bastante água.Quando a casca das mangas rachar, significa que estão cozidas. Retire e deixe esfriar um pouco. Então raspe a massa das mangas e junte com a casca. Você só vai descartar os caroços. Passe essa massa de polpa e casca numa peneira. Leve essa massa cozida para uma panela e acrescente o açúcar. A proporção exata é 400g de açúcar para cada 1kg de massa. Mexa sem parar até começar a desgrudar do fundo da panela. Sirva pura, com queijo ou acompanhando bolos, frutas frescas e sorvetes.