Um jornal de boas notícias.

Resolvemos subverter a essência do jornalismo tradicional que aponta os erros da nossa sociedade, criando um periódico que trouxesse sempre boas notícias sem perder o senso crítico, essencial a qualquer veículo que se preze.

Clique aqui e conheça-nos

Edição 177 - Outubro/20

AQUI e
tudo sobre nossos patrocinadores:
Share

Conheça o Jornal 360

Missão

Um jornal de boas notícias.

Resolvemos subverter a essência do jornalismo tradicional que aponta os erros da nossa sociedade, criando um periódico que trouxesse sempre boas notícias sem perder o senso crítico, essencial a qualquer veículo que se preze.

Nosso compromisso com notícias edificantes tem por propósito promover que elas sejam conhecidas e possam se multiplicar. Afinal, uma boa ideia, uma boa solução, uma boa atitude, pode levar a outras.

Razão de Ser

O 360 foi criado para o leitor das pequenas cidades.

O jornal se propõe a informar essas pessoas trazendo notícias que façam sentido para um lugar onde vivam até 150 mil pessoas.

A escolha desse leitor como nosso público-alvo reside em mostrar a ele que o lugar onde se vive pode perfeitamente ser o lugar onde realizamos os nossos sonhos. Onde encontramos nossa satisfação pessoal e profissional. Onde somos felizes. E onde ajudamos a fazer do mundo um lugar melhor.

Crenças

Ética. Como um órgão de imprensa, nos comprometemos com os preceitos que regem o jornalismo, que constam no Código de Ética do Jornalismo. Assim, somos um jornal 100% independente desde a primeira edição, publicada em dezembro de 2005.

Meio Ambiente. O 360 é assumidamente um veículo comprometido com a defesa ambiental. Por isso, mais de 90% de nossas capas estampam a natureza, assim como mais de 90% de nossas edições colocam o assunto em pauta. Acreditamos que somente com uma postura ecológica seremos capazes de manter o planeta apto a receber bem as novas gerações.

Apartidário. Além de não estampar matérias de cunho policial, não publicamos matérias, nem publicidade de ordem política ou partidária. Nosso compromisso é com a democracia. O que naturalmente torna passível de crítica qualquer governante que a coloque em risco.

História

2003: O 360 foi concebido e desenvolvido como projeto editorial ao longo de 2003 pela jornalista Flávia Rocha Manfrin e pela consultora em administração e branding Patrícia Podboi Adachi, a Pattu.

O nome tem origem numa brincadeira que tia Flávia fazia com seus sobrinhos: procurar lugares 360, onde tudo fosse belo. Bastava estar às margens da cidade para empunhar uma das mãos feito luneta e girar o corpo. Estando tudo bonito dentro do círculo sobre os olhos, teríamos um lugar 360.

“Quero mostrar aos moradores das pequenas cidades, que você pode realizar o que quiser, sem sair do lugar onde vive”, definiu Flávia, autora do projeto editorial

2005: A ideia de implantar o 360 em Santa Cruz do Rio Pardo, cidade que inspirou sua criação, só tornou-se realidade em dezembro de 2005, numa edição de 20 páginas que poderia ter sido apenas uma experiência. Isso foi possível graças a duas empresas que patrocinaram mais de 50% da edição.

A Sasel, do empresário Claudio Guedes, que foi matéria de capa, mas não teve qualquer interferência no conteúdo da reportagem, e a Special Dog, que na época tinha apenas 4 anos de atividades na produção de alimentos para cães e gatos. Outras empresas acabaram apoiando o projeto.

Assim, nasceu o 360. O primeiro jornal de boas notícias da história do jornalismo brasileiro. Com uma tiragem de 8 mil exemplares, 20 páginas e circulação regional para mais de 15 cidades.

2006 a 2020: Ininterruptamente, o 360 vem sendo publicado mensalmente. Sem matérias pagas. Sem qualquer interferência de anunciantes com o conteúdo editorial. Sem mararacutaias, nem jabaculês.  Somos um jornal de bem com a vida e dispostos a evidenciar para o leitor das pequenas cidades o que há de bom onde ele vive e o que de bom ele pode fazer onde vive. Simples assim.

O 360 atual circula em 23 municípios + 5 pontos rodoviários e tem sua versão on line publicada em uma biblioteca virtual, além deste site, inaugurado em abril de 2020.

Share
Share